Copacabana, é um dos bairros mais famosos da cidade. Situado na Zona Sul, Copacabana tem em torno de 150.000 habitantes de todas as classes sociais e com uma praia em formato de meia-lua e é apelidado de Princesinha do Mar devido a sua aura poética, famosa desde as décadas de 1930, 1940 e 1950.
Bairro de boêmia, glamour e riqueza, sua paisagem deu inspiração para muitas músicas, livros, pinturas e fotografias, virando assim uma referência turística .
O bairro faz divisa com Lagoa, Ipanema, Botafogo e Leme.
Copacabana é um dos bairros mais belos, cosmopolitas, democráticos da cidade, atraindo uma grande quantidade de turistas para seus mais de 80 hotéis.
No Reveillon, a tradicional queima de fogos que pode ser contemplada por todos na areia é um festival que atrai uma multidão de pessoas. A orla de Coapacaba ainda é lugar de variados eventos, como shows nacionais e internacionais, durante o resto do ano.
O nome Copacabana tem duas origens, ainda não sabendo qual é a certa, a primeira alega que o termo vem da língua quechua e significa lugar luminoso ou praia azul, outras fontes apontam o termo como originário da língua aimará que significaria "vista do lago".
Até o seculo XIX era uma área de difícil acesso, somente existia na localidade o Forte do Leme, a pequena Igreja de Nossa Senhora de Copacabana e algumas chácaras e sítios.
Segundo histórias, o Dr. Figueiredo Magalhães, médico de renome e residente no bairro, na época ele recomendava a pessoas convalescentes, o bairro para repouso, assim crescendo o número de habitantes.
No entanto, somente com a inauguração de um túnel no Morro de Vila Rica ( Túnel Velho ), em 6 de julho de 1892, pela Companhia Ferro-Carril do Jardim Botânico (atual Light), entre Copacabana e Botafogo, o bairro começou a se integrar ao resto da cidade carioca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário