Com a chegada da corte vieram os instrumentos de origem européia como o piano, clarinete, violão, saxofone, bandolim e cavaquinho além das músicas de dança de salão européias, como a valsa, quadrilha, mazurca, modinha, minueto, xote e a polca, que viraram moda dos bailes daquela época.
A reforma urbana em 1850 , os instrumentos e as músicas estrangeiras, junto com a abolição do tráfico de escravos , deu origem ao surgimento do Choro, já que com tantas reformas ocorridas no país possibilitou o surgimento de uma nova classe social, chamada de classe média, que era composta naquela época por funcionários públicos, instrumentistas de bandas militares e pequenos comerciantes, geralmente de origem negra, nos subúrbios do Rio de Janeiro.
As pessoas sem muito compromisso, passaram a se encontrarem e a formar conjuntos para tocar músicas de "ouvido", que junto com alguns ritmos africanos já enraizados na cultura brasileira, como por exemplo o batuque e o lundu passaram a ser tocadas de maneira mais brasileira pelos músicos que foram então batizados de chorões.
Não há uma data para o surgimento de um gênero musical. Um dos músicos que se destacou foi o flautista Joaquim Antonio da Silva Calado, surgido por volta de 1870, ficando conhecido como "O Choro de Calado". Desse modo, Joaquim Calado é considerado um dos criadores do Choro, ou pelo menos um dos principais colaboradores para o surgimento do gênero.
O Choro, era considerado uma maneira mais emotiva ou chorosa de se interpretar as músicas, porém aos poucos a música gerada sob o improviso dos chorões foi perdendo as características dos seus países de origem e os conjuntos de choro proliferaram na cidade. No final do século XIX e início do século XX os instrumentos de sopro e cordas, como o bandolim, o clarinete, o oficlide e flautim foram incorporados aos conjuntos e utilizados também pelos solistas.
As primeiras composições de Choro com características próprias foram compostas por Joaquim Calado, Chiquinha Gonzaga, Anacleto de Medeiros e Erneto Nazareth. Porém, o Choro só começou a ser considerado como gênero musical na primeira década do século XX.
Nenhum comentário:
Postar um comentário