quarta-feira, 15 de maio de 2013

Samba - o verdadeiro





O Samba e seu batuque inconfundível tem raízes africanas, mas surgiu no Brasil . O ritmo envolvente possui características como a dança solta, frases curtas e melódicas e refrões fáceis de gravar. Temos como exemplo até hoje as rodas de samba espalhadas pela Cidade. 

Esse ritmo chegou na Antiga Guanabara com os escravos trazidos da África que se instalaram aqui na época do Império, metade do século XIX. Hoje o ritmo é  considerado a maior manifestação cultural popular do país!

O samba nasceu no final do século XIX e as primeiras décadas do século  XX, na  Antiga Capital, Rio de Janeiro, com uma dança e expressão de um povo que veio do outro lado do oceano, os escravos libertos. O samba incorpora a mistura do maxixe, polca, lundu, xote, entre outros, adquirindo mesmo assim um caráter único no meio de tantos ritmos. 
O ritmo carioca que todos conhecem ganhou o país por volta de 1930, como identidade nacional brasileira. Tendo como marco inicial a gravação do primeiro single de samba "pelo telefone ", de autoria  de Ernesto Santos, conhecido como Donga. tal música foi composta em uma das festas da casa da tia Ciata.
A partir desse momento, o samba de terreiros e quintais da Cidade começaram a se difundir pelo país, inicialmente associado ao Carnaval. Surgiram muitos compositores ao longo dos anos como: Heitor dos Prazeres, João da Baiana, Pixinxinha e Sinhô, conhecidos como samba-maxixe.
Os contornos finais do samba somente apareceram no final de 1920, com inovações de dois grupos de compositores entre Estácio de Sá e Oswaldo Cruz, juntamente com os compositores de morro como em Mangueira, Salgueiro e São Carlos, esses sim conhecidos como samba de raiz.
. A medida que o samba na Antiga Guanabara se  consolidava começou a passar em larga escala nos rádios, espalhando pelo morro carioca e bairros da zona sul desta cidade. 

 Inicialmente criminalizado e ainda visto com preconceito, por suas origens negras, o samba conquista todos os públicos!

A partir do início do século XX, esse ritmo começa a ser tocado com instrumentos como o de corda - cavaquinho e violão, percussão - pandeiro, surdo e tamborim e trombones e trompetes - influencia do choro.

Tal gênero musical criado nessa terra maravilhosa, é conhecido e expressado em diversos estados como: Bahia, Maranhão. Minas Gerais e São Paulo - mas o único lugar que se originou o batuque, o samba como um gênero musical e entendido como uma expressão urbana foi o nosso Rio de Janeiro.


Choro - o primeiro ritmo carioca


A história do Choro provavelmente começa em 1808, ano em que a Familia Real chegou ao Brasil.

Com a chegada da corte vieram os instrumentos de origem européia como o piano, clarinete, violão, saxofone, bandolim e cavaquinho além das músicas de dança de salão européias, como a valsa, quadrilha, mazurca, modinha, minueto, xote e a polca, que viraram moda dos bailes daquela época.

A reforma urbana em 1850 , os instrumentos e as músicas estrangeiras, junto com a abolição do tráfico de escravos , deu origem ao surgimento do Choro, já que com tantas reformas ocorridas no país possibilitou o surgimento de uma nova classe social, chamada de classe média, que era composta naquela época por funcionários públicos, instrumentistas de bandas militares e pequenos comerciantes, geralmente de origem negra, nos subúrbios do Rio de Janeiro.

As pessoas sem muito compromisso, passaram a se encontrarem e a formar conjuntos para tocar músicas de "ouvido", que junto com alguns ritmos africanos já enraizados na cultura brasileira, como por exemplo o batuque e o lundu passaram a ser tocadas de maneira mais brasileira pelos músicos que foram então batizados de chorões.

Não há uma data para o surgimento de um gênero musical. Um dos músicos que se destacou foi o flautista Joaquim Antonio da Silva Calado, surgido por volta de 1870, ficando conhecido como "O Choro de Calado". Desse modo, Joaquim Calado é considerado um dos criadores do Choro, ou pelo menos um dos principais colaboradores para o surgimento do gênero.

O Choro, era considerado uma maneira mais emotiva ou chorosa de se interpretar as músicas, porém aos poucos a música gerada sob o improviso dos chorões foi perdendo as características dos seus países de origem e os conjuntos de choro proliferaram na cidade. No final do século XIX e início do século XX os instrumentos de sopro e cordas, como o bandolim, o clarinete, o oficlide e flautim foram incorporados aos conjuntos e utilizados também pelos solistas.

As primeiras composições de Choro com características próprias foram compostas por Joaquim Calado, Chiquinha Gonzaga, Anacleto de Medeiros e Erneto Nazareth. Porém, o Choro só começou a ser considerado como gênero musical na primeira década do século XX.



A Antiga Guanabara não é só formada por paisagens lindas, monumentos históricos, histórias de reis e rainhas e de seus plebeus. O Rio é também conhecido pelos seus ritmos que ganharam o mundo!

Para muitos que não conhecem ou só ouviram falar, o chorinho foi o primeiro dos ritmos criados nessa terra abençoada, também temos o samba que hoje é o maior show da terra e a bossa nova com seus inúmeros compositores que mais tarde vamos falar das histórias de cada um deles.