domingo, 13 de junho de 2010

Arcos da Lapa


Mais conhecido com o berço da boemia, o bairro da Lapa é famoso também pela sua arquitetura, ao começar pelos Arcos da Lapa.

Os arcos da Lapa é considerado a obra arquitetônica com maior importância do Rio Antigo, com estilo romano e construído para ser um aqueduto na época colonial em 1723, tendo com objetivo conduzir a água do rio Carioca, onde hoje é o bairro de Santa Teresa para o Morro de Santo Antonio. Assim ajudaria a resolver o problema da falta d'água na cidade.

Os primeiros passos, ou estudos para a construção dessa obra que se matem até hoje começou em 1602, com a determinação do então governador da Capitania Matim Correia de Sá. Em 1624, um contrato foi firmado para a construção, mas não chegou a ser executado. Em 1660 apenas 600 braças de canos tinham sido assentadas, só em 1706, durante o governo de D. Fernando Martins.

Em 1718, durante o comando de Antonio Brito, iniciou as obras de instalação dos canos d'água através da antiga Rua dos Barbonos ( atual Evaristo da Veiga ). Durante o governo de Aires Saldanha, em 1720 o encanamento alcançava o Campo da Ajuda ( atual Cinelândia ), foi o mesmo governando que alterou o projeto , para o qual estendia os encanamentos até o Morro de Santo Antonio ( atual Largo da Carioca ), chamando de Arcos Velhos - que já havia dado início a um século atrás. O modelo dos Arcos foi inspirados no Aqueduto das Águas Livres, Lisboa em 1723.

As medidas dos arcos tem: 17,6 metros de altura, 270 metros de extensão e 42 arcos que ligam Santa Teresa ao Morro de Santo Antonio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário